Como começar o ano de bem com a vida financeira

Geralmente, Janeiro é o mês em que temos menos dinheiro. Mas ele também pode ser aquele empurrãozinho que precisávamos para ficarmos de bem com a nossa vida financeira. Afinal, é início de ano. Época em que todo mundo faz resoluções. Então por que não olhar um pouco para suas finanças pessoais e traçar uma meta especificamente para elas? Por isso, resolvi colocar as melhores dicas que aprendi e dividir aqui com vocês. Confiram:

1) Anote tudo

Para ter um controle sobre os gastos tem que anotar. Anotar tudo mesmo. Gasto com alimentação, entretenimento, transporte, moradia, dentre outros. Primeiro, para saber o que você esta consumido. Segundo, se precisar cortar algo no futuro, basta olhar na sua planilha.

2) Tenha um objetivo

Seja ter independência financeira ou aposentadoria confortável, um objetivo é importante para se manter focado. Não adianta juntar uma graninha se não sabe para quê.

3) Tenho um fundo de emergência

Você poupa todo mês direitinho, mas de repente seu carro precisa ir ao mecânico. De onde tirar verba para esse imprevisto? Os fundos de emergência servem para isso. É uma poupança que você só usa em casos de urgência, então a use apenas esses casos. Recomenda-se juntar de três a cinco salários.

4) Pague todas as suas dívidas

Se você tem dívidas a primeira coisa a fazer é pagá-las. Tente renegociá-las, arranje um renda extra ou tente outro jeito. Só não peça empréstimo (A casos, que isso é uma solução. Mas não vou comentar por aqui, porque é algo complicado. Aconselho conversar com um especialista) entrando em uma nova dívida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s